Projetos

A Alferpac elabora e reestrutura projetos de instalações elétricas, procurando a melhor solução para cada caso e para cada cliente, em conformidade com as leis e normas em vigor. Todos os serviços e produtos desta Divisão são identificados pela marca registada: OPPE.

Entre outros serviços a Alferpac realiza:

  • Licenciamentos;
  • Levantamentos e estudos elétricos;
  • Revisões de projetos;
  • Projetos de Instalações Elétricas de baixa tensão, com esquemas das ligações à terra (TT, TN e IT);
  • Projetos e estudos luminotécnicos;
  • Projetos de Postos de Transformação e subestações;
  • Projetos de Redes Subterrâneas e Aéreas de Média Tensão;
  • Projetos de Telecomunicações ITED e ITUR;
  • Projetos de Segurança contra incêndios em Edifícios (SCIE).

Instalações Elétricas de Baixa Tensão

A Alferpac conta com um quadro técnico capaz e com todos os meios físicos necessários de forma a responder, atempadamente, a qualquer solicitação.

O grande objetivo neste tipo de serviços é desenvolver soluções eficazes, passando por processos rigorosos e com elevados padrões de qualidade, garantindo a continuidade de serviço deste tipo de infraestruturas.

Redes Média Tensão

A Alferpac conta com mais de dez anos de experiência no projeto, execução e manutenção de linhas aéreas de baixa e média tensão até aos 30 kV, com qualificação da EDP Distribuição.

De forma a disponibilizar uma resposta segura e atempada a qualquer solicitação, a Alferpac tem ao seu dispor um quadro técnico e capaz com todos os meios fisicos necessários.

Quadros Elétricos

A Alferpac possui uma Divisão de Quadros Elétricos, que inclui uma oficina de montagem, que possibilita uma atuação mais alargada na prestação de serviços. Todos os serviços e produtos desta Divisão são identificados pela marca registada: UNIQ.

Esta divisão é composta por uma equipa totalmente dedicada, que está em constante aperfeiçoamento das técnicas de trabalho e atenta às novas tecnologias de mercado, garantindo um elevado nível de excelência dos serviços e produtos, reconhecidos pelos nossos Clientes.

O corpo técnico da Alferpac tem uma vasta experiência ao nível do projeto, fabricação, instalação e manutenção de Quadros Elétricos, tais como: equipamentos para sistemas de potência, controlo, comando, baterias de compensação do fator de potência, projetos especiais entre outros.

Telecomunicações e Informática

A Alferpac oferece configuração, instalação e integração de soluções personalizadas, exclusivas, rápidas e eficazes para as necessidades específicas dos nossos Clientes.

Com infraestrutura laboratoriais recentes a Alferpac pode fornecer manutenção e suporte de sistemas, garantindo aos seus Clientes as melhores e mais recentes soluções de mercado.

O desenvolvimento de produtos associando eletricidade, comunicação, informática e eletrónica é uma realidade já implementada, tanto em Portugal como no estrangeiro, bem como a instalação e manutenção de sistemas de comunicações específicos para as forças de segurança e proteção civil.

Instalações Mecânicas

A Alferpac conta com colaboradores com qualificações específicas nesta área, nomeadamente habilitação de Técnicos Responsáveis pelo Funcionamento de Edifícios, inscritos na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A Alferpac fornece e instala compressores, com todos os acessórios necessários ao bom funcionamento de uma rede de ar comprimido, e efetua manutenções, reparações e renovações.

A Alferpac renova redes para oxigénio medicinal ou vácuo. Além de efetuar todo o tipo de serviços em tubagens, quer hidráulicas ou pneumáticas.

– A Alferpac instala equipamentos de análise, instrumentação e medição;

– A Alferpac instala ventiladores, caldeiras, máquinas industrias, bombas de vácuo, entre outras infraestruturas mecânicas.

Eficiência Energética

A Alferpac desenvolve e instala vários equipamentos e soluções que aumentam a eficiência, tais como:

A Alferpac desenvolve soluções que permitem uma maior eficiência a nível da iluminação, com possibilidade de ganhos superiores a 70 %.

O Departamento Técnico reconhece os Variadores Eletrónicos de Velocidade como grandes dinamizadores de eficiência energética. No meio industrial e fabril, como existe um potencial para a utilização intensiva deste tipo de equipamento, os ganhos são elevados e os retornos rápidos.

O controlo e a gestão com recurso a sensores neste tipo de equipamento elevam o desempenho energético e aumentam a eficácia dos processos.

O Técnico evidência a importância dos Motores de Alto Rendimento em detrimento dos motores tradicionais, devido ao maior rendimento que apresentam e ao elevado fator de potência.

Os Motores de Alto Rendimento devem ser entendidos como um investimento a médio longo prazo, visto que o tempo útil dos motores é superior a quinze anos.

A Alferpac valoriza o apoio que os sistemas fotovoltaicos dão à redução da fatura de energia elétrica, quando instalados para auto consumo.

Reconhece ainda que a longevidade, o retorno adequado e a potência certa não pode ser comprometida pela falta de rigor, como tal a execução de projeto de forma adequada é de mais elevada importância.

O Ar Comprimido é a energia mais cara que se consome numa instalação (não é uma energia primária mas uma transformação de energia elétrica).De acordo com as boas práticas, a instalação de compressores deve ser adequada aos consumos, eliminando os períodos de vazio, adequando as redes, eliminando as fugas, entre outros.

O projeto e dimensionamento de uma rede de Ar Comprimido é bastante importante e, quando realizadas de forma correta torna os custos de exploração muito mais reduzidos. As Instalações de Ar Comprimido devem ser alvo de permanente atenção.

O Departamento Técnico da Alferpac considera que os sistemas de Biomassa são uma escolha a considerar, no que se refere à produção de água quente, tendo em conta o baixo valor quando comparado com outros combustíveis.

Com a reconversão dos sistemas é possível obter uma redução de 60% no custo de energia.

Os sistemas integrados podem agrupar num projeto várias medidas acima mencionadas. Podem também ser complementados com outras medidas de eficiência, algumas delas com custos reduzidos, tais como desligar setores de iluminação, baixar referências de temperatura ou fechar portas. Podemos incluir ainda dos grandes sistemas, o sistema de produção de frio industrial, o sistema de aquecimento ventilação e Ar Condicionado (AVAC). Em relação aos primeiros, devem ser considerados reforços de isolamento, colocação de portas automáticas ou mesmo o redimensionamento de redes. Já os sistemas AVAC, e em equipamentos de idade avançada, poderão ser feitos a substituição por sistemas com maior eficiência.

Auditorias Técnicas

A Alferpac possui um corpo técnico heterogéneo, composto por engenheiros nas áreas: eletrotécnica, telecomunicações, informática, mecânica e civil. Bem como técnicos com as mais variadas habilitações específicas, nomeadamente Higiene e Segurança, Qualidade do Ar, RCCTE, telecomunicações ITED e ITUR, Facility Management, Sistema de Gestão dos consumos intensivos de Energia (SGCIE), Certificação Energética, entre outros.

Com base nestas valências a Alferpac desenvolveu vários produtos/serviços ajustados às necessidades dos Clientes com o objetivo de permitir estudar e eleger as melhores soluções para o funcionamento de cada instalação. O Objetivo final é fornecer ao Cliente um Relatório Técnico completo e explicito sobre determinada infraestrutura, de forma ao Cliente poder tomar decisões e atuar como entender mais conveniente, ou seja, conseguir uma “imagem” de determinada infraestrutura e das suas especialidades, bem como as possíveis propostas de melhoria.

Este é um dos temas mais importantes para a Alferpac, pois, para além dos requisitos legais que todas as infraestruturas elétricas devem obedecer, entendemos que o tema da segurança elétrica é demasiado sério, para não ser considerado prioritário.

A Alferpac disponibiliza um produto denominado “Auditoria de Segurança” que tem como objetivo principal verificar a segurança ao nível das instalações elétricas seja no âmbito da segurança da própria instalação, mas sobretudo no âmbito da segurança das pessoas.

Hoje em dia as Comunicações são indispensáveis ao dia-a-dia de qualquer cidadão e/ou entidade, pelo que cada vez existe mais informação suportada por sistemas cada vez mais complexos.

Atenta a esta realidade a Alferpac desenvolveu um modelo de “Auditorias de Comunicações” que visam acompanhar periodicamente o evoluir dos sistemas ao nível da estruturação e segurança dos mesmos, bem como aportar informação indispensável aos gestores de redes, sejam eles de operadores de telecomunicações ou de infraestruturas industriais e/ou serviços.

O tema “Eficiência Energética” é cada vez mais abordado por todo o universo de consumidores de energia, independentemente do tipo de energia em causa.

Através da sua equipa heterogénea,foi elaborado um sistema adequado de abordagem individual para cada tipo de instalação, podendo existir a necessidade de promover planos de eficiência para várias fontes de energia (elétrica, ar comprimido, combustível, gás, etc)

Este tipo de auditoria pode ser tanto mais abrangente quanto as necessidades do Cliente, estando a Alferpac habilitada para diagnosticar problemas e apresentar as melhores soluções de eficiência.

As auditorias relativas ao Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) são obrigatórias no âmbito da legislação em vigor, nomeadamente para as instalações consumidoras intensivas de energia com consumos superiores a 500 tep/ano.

Neste âmbito, e para as instalações que tenham consumos superiores a 500 tep/ano, a Alferpac dispõe de um serviço integrado que incluem a realização de auditorias energéticas, a elaboração dos planos de racionalização do consumo de energia (PREn) e os relatórios de execução e progresso (REP).

O setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa, no entanto, mais de 50% deste consumo pode ser poupado através de medidas de eficiência energética.

É obrigatória a certificação energética, quer nos edifícios novos e reabilitados, bem como nos objeto de transação ou arrendamento.

Os grandes edifícios de comércio e serviços bem como os edifícios púbicos têm um dever de avaliar periodicamente o seu potencial de poupança.

É sobre este enquadramento que na Alferpac surge o serviço de “Auditorias de Certificação Energética”, tendo para isso à disposição dos nossos Clientes Peritos Qualificados e Técnicos de Instalação e Manutenção de edifícios e sistemas.

Responsabilidade Técnica por Instalações

No âmbito da legislação atualmente em vigor, a Alferpac dispõe, na sua estrutura de recursos humanos, técnicos devidamente habilitados para assumirem a responsabilidade por instalações, nomeadamente:

    • Responsabilidade Técnica por Explorações (TRE)
  • A Alferpac nomeia um técnico credenciado que assumirá a responsabilidade técnica de exploração pelas infraestruturas elétricas das instalações do Cliente que incluem os Postos de Transformação e Seccionamento do Cliente e instalações de utilização de BT associadas, tendo em conta as normas e regras legais associadas à prática segura;
  • Os serviços incluídos no contrato de TRE incluem a verificação do estado de conservação das instalações elétricas e das proteções dos equipamentos;
  • Verificação das condições de funcionamento de todo o equipamento elétrico;
  • Prestação de aconselhamento técnico especializado ao Cliente sobre as instalações elétricas;
  • Prestação, acompanhamento e supervisionamento de todas as operações de manutenção de rotina e eventuais intervenções pontuais;
  • Inspeção e instalação elétrica com a frequência exigida e elaboração de um relatório a apresentar à DGEG.
  • Responsabilidade Técnica pelo Funcionamento de edifícios (TRF – RSECE Decreto-Lei n.º 118/98)
  • Responsáveis reconhecidos pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) pelo projeto, execução e exploração de instalações elétricas.
  • Responsáveis por instalação de infraestruturas de telecomunicações (Técnicos ITED e ITUR).

 

Investigação e Desenvolvimento

O Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Alferpac está atento às necessidades, tanto de particulares como de empresas, e tem o objetivo de as estudar, de forma a compreender as possibilidades de tradução dos mesmos em produtos. A intenção é que esses produtos sejam comercializados em quantidade suficiente para sustentar novas investigações.

Esses produtos podem incluir sistemas de comunicação, eletrónica, firmware ou software, mas sempre com o objetivo de integração do produto no mercado.

COFINANCIADO POR